O que é o Mountain Bike Cross Country - XC ?

terça-feira, 3 de novembro de 2009 |

O futebol é um dos esportes que mais ganha espaço na mídia e atrai milhões de pessoas para o estádio. O esporte é fascinante e tem a capacidade de intregar pessoas com sentimentos comuns. É desta mesma forma que acontece também com o mountain bike, talvez não tão visto e não tão conhecido como o time do Flamengo ou São Paulo. Mas que também tem o seu brilho. E envolve os seus praticantes e simpatizantes de uma forma diferente, através da velocidade, do contato direto com a natureza, da facilidade de deslocamento, da adrenalina nas descidas e da superação nas subidas. O mountain bike nasceu de um simples sentimento de se sentir livre longe do congestionado, barulhento e tumultuado movimento dos centros urbanos.

É com esta idéia que nasceram também o cicicloturismo, as provas de longa distância, provas de escalada, descidas e mountain bike cross- country mais conhecido como XC.

O Mountain Bike XC tenta reunir todas as características de uma bicicleta fora de estrada, ou seja, literalmente fora dela. Ésta modalidade também derivada do ciclismo acontece em um circuito onde o atleta passa por trechos com várias situações naturais em meio a trilhas com muita vegetação, pasto, subidas, descidas de variados graus de dificuldade mas que ainda possa ser pedalado por uma bicicleta. O objetivo é cumprir um determinado numero de voltas no circuito em um menor tempo possível o que exige dos atletas equilíbrio, determinação, pericia, resistência e força física para superar as mudanças de terreno e das condições naturais do percurso.

Mas o fato de simplesmente pedalar em uma pista desta sem o compromisso de diminuir o tempo já é um grande prazer, pois é uma sensação muito agradável de estar próximo da natureza e ao mesmo tempo sentindo-se livre em paz com sigo e também servindo de uma boa diversão ou uma ótima atividade física. Por isso o Mountain Bike Cross Country não é só para atletas que buscam a perfeição continua, mas também para aquelas pessoas que buscam se sentir bem pedalando em uma ambiente diferente, agradável e bem perto da natureza.

Para se fazer um circuito de cross country com todas as suas características parece fácil mas não é pois precisamos de um ambiente seguro, com uma grande área pois a pista geralmente deve ter mais de 2 km para ser ideal, se tiver trilhas pré existentes isto é muito bom. O acesso fácil também soma pontos, assim como um desnível médio de terreno.

O atual campeão Brasileiro de XC é o biker Edivando de Souza Cruz.

1 comentários:

Anônimo disse...

PODE SER EM UMA PISTA DE MOTOCROSS?
ENVIE PARA:gersonodonto@micropic.com.br





PARCEIROS




 
Você é o Visitante Nº.
Contador Grátis