A IMPORTANCIA DO ALONGAMENTO

quarta-feira, 4 de novembro de 2009 |

Qual foi a última vez em que você se alongou antes de uma pedalada? Pois é, tão importante quanto antes é alongar depois.

O alongamento é fundamental para o bom funcionamento do corpo, são exercícios de um combinado movimento articular, voltados para o aumento da flexibilidade muscular, promovendo o estiramento máximo das fibras musculares.
Dentre os principais objetivos destacamos a preparação do nossos músculos para as atividades, prevenção de lesões tendíneas e musculares, liberdade dos movimentos articulares, promoção de relaxamento, ativação da circulação sangüínea, além de ser um recurso muito utilizado para tratamento de pacientes por médicos e fisioterapeutas.
Pois é, a sua falta pode predispor e potencializar inúmeras disfunções e lesões ortopédicas, isto acontece porque o encurtamento muscular desestrutura nosso corpo e faz com que, principalmente nossas articulações, trabalhem sobrecarregadas, desgastando-se mais rápido que o normal e, muitas vezes diminuindo suas condições de prática saudável. Através da sua prática regular, os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias dos treinos e competições.
Até mesmo em academias de ginástica existem diversas atividades onde é possível colher os benefícios do alongamento, através de atividades como yoga, pilates, body balance e aulas específicas de alongamentos.
Estudos mostraram que para alcançar seus benefícios deve-se manter a posição de alongamento por no mínimo 20 segundos, de modo estático, evitando trancos. Outro fator importante é associar a respiração ao exercício; durante a posição de alongamento deve-se respirar lenta e profundamente para total relaxamento da musculatura. Durante sua execução é importante sentir uma sensação de estiramento leve no ventre muscular e, no caso de dores na articulação, interromper sua execução e buscar auxílio com um profissional de educação física ou fisioterapeuta.
O alongamento é o melhor remédio para regressão daquela incômoda contração muscular involuntária chamada cãimbra. Porém, durante um quadro de lesão muscular, o alongamento deve ser abolido até que o lesionado esteja reabilitado.
E lembrem-se, por mais que os membros inferiores sejam os mais requisitados, pescoço, ombros, braços e ante-braços, e tronco, também necessitam de seus benefícios.
Por isso não esqueçam, acordem mais cedo e alonguem-se antes e depois, e boa pedalada!!!

Ricardo Padovan, graduado em fisioterapia pelo Ceunsp em 2002, especializado em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição Esportiva pela Unicamp em 2005, tem em seu histórico esportivo 09 anos de atletismo como corredor de provas de fundo, e hoje praticante de mountain bike, trocando o tênis pela sapatilha e tendo a bicicleta como hábito na promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida. Atua na área ortopédica e esportiva, no trabalho de prevenção, avaliação cinesiológica e eletromiográfica, e reabilitação de atletas amadores e profissionais. Contato para tirar suas dúvidas: fisioesportiva@terra.com.br

FONTE: AMIGOS DA BIKE

0 comentários:





PARCEIROS




 
Você é o Visitante Nº.
Contador Grátis