Para começarmos a compreender um pouco mais sobre o assunto precisamos entender sobre a cadência em que se deseja pedalar. Quem se lembra do famoso Jan Ullrich sabe muito bem que sua característica é a de pedalar com marchas pesadas, logo, em uma cadência baixa, em torno de 70RPM, ou seja, ele passa com o pedal por um mesmo ponto durante a pedalada 70 vezes por minuto. Enquanto seu antigo rival Lance Armstrong, pedala a cerca de 110RPM.
Mas o que isso tudo quer dizer? Que a cadência estipulada por uma pessoa não terá que ser seguida eternamente. Cada corpo se acostuma com uma cadência e uma maneira de pedalar, uma prova disto foi quando Jan Ullrich voltou da sua fase de treinamento com incríveis 7 kg a menos e girando os pedais como nunca. Para quem acompanha o Tour de France era nítido que aquilo não soava natural.
Mas, então, quais são as configurações e os usos mais indicados? Qual a cadência perfeita?
Estudos mostram que pedalar entre 90 e 100rpm é um “custo-beneficio”, se faz esforço na medida e não gira demasiadamente a ponto de se desgastar energeticamente.
PEDIVELA
Para as bikes de estrada normalmente encontramos pedivelas nos tamanhos 170mm, 172,5mm e 175mm. Sendo que quanto maior o “cavalo” (altura medida do períneo ao chão) maior pode ser o pedivela mas lembre-se da palavra pode, pois não necessariamente será, vai depender do estilo de pedalada.
Para as bikes de estrada normalmente encontramos pedivelas nos tamanhos 170mm, 172,5mm e 175mm. Sendo que quanto maior o “cavalo” (altura medida do períneo ao chão) maior pode ser o pedivela mas lembre-se da palavra pode, pois não necessariamente será, vai depender do estilo de pedalada.
Indicações de uso:
Pedivelas maiores são indicados para prova “contra o relógio”, subidas (escaladas), enquanto pedivelas menores são mais usados para provas de pista e criterium (com sprints a cada volta).
Ciclistas que gostam de pedalar com marchas maiores e baixa cadência preferem pedivelas maiores, já os que gostam de girar mais preferem pedivelas menores.
Uma maneira fácil de se pensar é que o pedivela é uma alavanca e, quanto maior a alavanca, menor é o esforço e menor será a volta em torno do movimento central.
Caso resolva fazer um teste e trocar o pedivela da sua bike, lembre que se pegar um maior do que está, você deve abaixar o canote e, se for diminuir, deve-se aumentar a altura total!
Colunista: Igor Lagüens
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