Deve ser feira periodicamente, e não requer um grande conhecimento mecânico. Se Você não tem um "Stand", Improvise duas cordas amarradas a um teto, ou lugar alto e coloque uma ponta amarrada no canote do selim, e outra no avanço do guidão.
Limpeza do quadro
MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO
Limpeza da corrente
Sê você não domina bem a técnica de retirar a corrente e colocá-la (manusear a chave de "sacar corrente"), faça no lugar com uma escova tipo de dentes, ou um pincel com as pontas bem duras. Para dissolver as crostas, use querosene ou óleo diesel, esfregando com o pincel ou a escova, não esqueça de colocar debaixo da bicicleta uma espécie de bandeja, como as de pintura de paredes, para recolher o material usado e não sujar o local. Não limpe a corrente com as rodas no lugar, pois a sujeira dissolvida com o querosene ou o óleo diesel vai para dentro do cassete (pinhão).LIMPAR A CATRACA (pinhões)
O mais indicado é retirar os pinhões
Se você tem conhecimento e ferramentas para sacar o pinhão do cubo,
Limpeza dos Câmbios
CÂMBIO DIANTEIRO
CÂMBIO TRASEIRO
Utilize o mesmo procedimento descrito acima.
INSPEÇÃO NAS CORRENTES
Verifique o desgaste dos dentes do prato, se estiverem curvos nas pontas no sentido da força de tração da corrente e com as pontas afinadas, o prato deve ser substituído.
Não use pratos gasto, pois o nível de segurança é crítico, quando for preciso fazer força (no caso de um sprint, os dentes da corrente podem pular do prato causando quedas.
Verifique sempre o estado da catraca, só a mantenha se os seus dentes ainda estão preservados sem, deformação. Se o conjunto for do tipo indexado, todo o conjunto deve ser substituído e todas as peças compatíveis, sempre todas da mesma marca.
REGULAGEM DO CÂMBIO
Existem dois parafusos, tanto no câmbio traseiro,(1 e 2) como no dianteiro, a função desses parafusos é limitar a ação do câmbio, tanto para cima, como para baixo, em geral tem a letra "H"(high) para cima e "L"(low) para baixo
Para cima - pinhão maior: Ajustar o parafuso para que a corrente não caia entre os raios e a catraca, o que em geral causa grandes estragos. Faça agora o ajuste fino na regulagem que existe no próprio câmbio, na parte que o cabo se insere. No caso dos câmbio indexados deve-se fazer o ajuste "fino" (3) verificando todas as trocas.
Para baixo - pinhão menor: com a corrente na coroa menor no caso das estradeiras e na intermediária no caso das Mtb. Deixe que a corrente desça até o pinhão menor, faça ainda uma análise visual por trás para verificar o alinhamento do câmbio, se este esta bem encaixado, aperte (somente encostando) o parafuso, para que a corrente não caia entre o pinhão e a gancheira.
Verifique o tamanho da corrente. (1) Com a corrente na coroa maior e no pinhão menor o parafuso superior e o inferior devem estar alinhados em uma reta perpendicular ou solo.
Fonte: geocities.yahoo.com.br
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