Pequenas doses de álcool podem ser bem mais prejudiciais ao atleta do que àqueles que não dependem de uma boa performance nos treinos. Isto porque o álcool interfere no metabolismo energético, diminui a disponibilidade de glicose e, conseqüentemente, de energia pelo corpo prejudicando o desempenho esportivo. Além disso, o álcool tem o poder de diminuir a secreção do hormônio de crescimento, responsável pela recuperação muscular e anabolismo pós-treino.
O álcool pode prejudicar também o aproveitamento de vitaminas do complexo B (essenciais à formação de energia durante o exercício) e C ( importante antioxidante). Além disso, o álcool é um potente diurético, podendo provocar uma desidratação que prejudicará o treino dos dias seguintes, ainda mais nesta época do ano, na qual é comum algumas provas serem realizadas sob sol.
Se você não resistiu a alguns drinks, evite a ingestão de gorduras e capriche na ingestão de água, frutas e vegetais. Inclua também alimentos fontes de potássio, como por exemplo damasco seco, leite desnatado e banana para compensar suas perdas. Cerca de duas horas antes da prova, beba 500 ml de água. Durante a prova, recomenda-se tomar 250 ml de água a cada 20 minutos. Dessa forma, você está preparado para agüentar os treinos.
Fonte: rgnutri.com
O Atleta e a Bebida Alcoólica


Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário