2ª Etapa da Taça Brasil de Mountain Bike XCO

terça-feira, 24 de maio de 2011 |

Neste ultimo domingo dia 22/05/2011 ocorreu a 2ª Etapa da Taça Brasil de Mountain Bike XCO, na Quinta da Boa Vista um dos locais mais importantes do Rio de Janeiro, senão do Brasil já que ali se passou grande parte de nossa história.
Esteve presente cerca de 200 atletas de todo o Brasil, já que a Prova conta ponto para o Ranking Brasileiro e Internacional sob a classe 2.2 da UCI, sendo assim, a prova contou com participação em massa da Elite do Mountain Bike Nacional. Além do Ranking está prova também definiu os novos campeões do estado do Rio de Janeiro federados pela FECIERJ.
O local da prova é o ponto de encontro de muitas famílias e amigos nos dias de domingo já que a Quinta da Boa Vista além de uma grande área verde conta com o Museu de Historia Natural, Jardim Zoológico Municipal e também acontecia nesta data o Viradão Cultural com shows e várias outras atividades no parque, deste modo os atletas tiveram o apoio de um grande publico que acompanhou a prova e acompanharam de perto a Elite do Mountain Bike Nacional que foi uma novidade no local que pela primeira vez sediava uma prova do referido esporte.
O circuito de 5.780 metros por volta contando com pequenas colinas gramadas ou não que provocavam a constante desaceleração da bike, além de pequenos mais importantes trechos de descida com raízes e escadas, não havia muito trecho técnico o que deixava todo o trajeto rápido e explosivo o que exigiu e gerou um grande desgaste entre os atletas, segundo os atletas da Elite o circuito exigia o uso perfeito das marchas e controle de giro onde qualquer erro na estratégia poderia resultar em perda de posições.
A sensação do evento foi a bela vitória do mineiro Tiago Aroeira sobre seu compatriota e parceiro de equipe, Rubens Donizete, disputando no sprint em cima da linha final. Pedalando muito forte, os dois complicaram a vida dos seus maiores rivais, o atual campeão brasileiro Ricardo Psheidt e Edvando Cruz, que teve sua onda de bons momentos no Rio de Janeiro interrompida (Edvando venceu nas duas últimas provas realizadas no RJ, o Brasileiro/2009 em Resende e a primeira etapa do XC das Favelas, semanas atrás). Aroeira mostrou excelente forma liderando toda a prova, enquanto Psheidt e Rubinho alternavam a segunda posição até metade da prova. Outro momento que deixou a torcida alucinada foi á atuação vitoriosa do multi-campeão Marcio Ravelli, que detonou na Master e mostrou que ainda dará trabalho por muito tempo. Entre as meninas, a também mineira Roberta Kelly Stoppa levou sem muita dificuldade, deixando para trás Julyana Machado e Manuela Vilaseca, que resolveu encarar o percurso com rodas de 29.
Apesar do sucesso da 2ª etapa da Taça Brasil, a premiação baixa foi motivo de reclamação dos atletas. Em comunicado aos pilotos feito através do site da FECIERJ, o presidente Claudio Santos explicou que a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) exigiu a manutenção dos mesmos padrões de premiação adotados pela etapa anterior da Taça Brasil, realizada no Paraná. De acordo com argumentos da CBC, se a premiação na Quinta fosse mais alta, seria criado um problema para os organizadores das próximas etapas, que não conseguiriam oferecer prêmios maiores para os atletas.
Fonte: Bikebros

0 comentários:





PARCEIROS




 
Você é o Visitante Nº.
Contador Grátis