Gary Fisher - A Lenda

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009 |

Em 1968, Gary Fisher era uma lenda improvável. Suspenso das corridas de bike porque seu cabelo era muito longo, Fisher foi pedalar nas montanhas. Nos alucinados anos 70 ele e uma trupe de malucos da região da baia de São Francisco descobriram o vício de descer trilhas de terras empoeiradas como se fossem pedras rolando. Eventualmente um se esborrachava, outro voava, mas isso não era suficiente. Fisher queria subir pedalando também.
Ele começou a conceber bikes que poderia fazer exatamente isso, vendendo-os a amigos e qualquer outra pessoa que estivesse disposta pedalar outros caminhos mais acidentados. Elas eram mais que somente bikes de estradas com modificações radicais, elas permitiam um maior controle nas pedaladas sobre pedras e rotas irregulares.
Os negócios arrancaram. Em 1979, Fisher e alguns sócios começaram uma empresa. Eles a batizaram de Mountain Bikes. Já em 1980, a empresa estava vendendo mais bikes completas do que ninguém. "Com 29 anos, eu tinha a coisa do montain bike no meu bolso”, diz Fisher. “Foi um super segredo, como uma nova droga. Você a apresentava a alguém e logo ouvia ’Uau eu preciso de um pouco disso. Eu tenho que ter uma dessas’. Era intoxicante”.
Fisher tinha um estilo de vida alucinado, competia e vencia corridas hard-core além de patrocinar outras, enquanto isso, seus desenhos e sua companhia revolucionavam o esporte. Ele estava realmente no topo da montanha. Em 1983, Fisher fundou a National Association of montain bike, que agora tem quase 30 000 membros e funciona como o órgão governante do mountain bike. Quatro anos depois, foi eleito pela Outside Magazine como um dos "50 Quem deixaram a sua marca." Gary Fisher já não era apenas um nome de um homem, passou a ser uma das mais reconhecidas marcas bicicletas de montanha. Embora o homem por trás da lenda venha pilotando por uma trilha de sucesso, há sempre solavancos na pista. Com uma bike cravada no coração, Fisher queria suas bikes, mas o mais importante, seu esporte, acessível a todos, e começou a tomar medidas para tornar o alto custo das magrelas mais acessíveis. Com design inovador, marketing pesado e fabricação no Japão, Fisher começou a empurrar para baixo o custo das suas bicicletas. Ele continuou a correr e a desenhar, apelando a uma energia cinética que somente pilotos de down hill têm.
No final dos anos 80, mesmo com todas as inovações técnicas que implementou, sendo a última delas a suspensão dianteira, sua empresa sacudia na trilha. Chegou a 11 milhões de dolares em vendas. “Precisávamos ser menos de US 5 milhões ou mais de US 50 milhões”, disse Fisher. . Muito grande para ser pequena, demasiado pequena para ser grande. Em 1991 a empresa foi vendida para um grupo de Taiwan e Fisher foi mantido como presidente. Foram dois anos infindáveis. Sem poder realmente dirigir a empresa e nem criar de verdade, Fisher via sua criação ser esmagada de várias maneiras.
Depois desse período de martírio, a Trek, veio em socorro do agoniado Gary e comprou a companhia. A Trek trouxe as normas rígidas de fabricação enquanto Fisher voltou para a criação. Foi a união dos céus.

Hoje com a Trek cuidando do dia-a-dia do negócio, Gary voltou para o que ele faz de melhor: sonhar e inovar. "Tem sido uma espécie de libertação", diz Fisher. Agora como presidente da divisão Gary Fisher das bicicletas Trek. E completa, “Hoje eu não sou responsável por nada, mas meto o bedelho em tudo”. A parceria já dura mais de dez anos e tem-se mostrado para lá de boa. É só ver o conceito que as bikes Trek e Gary Fisher têm no mundo. Gary Fisher ao longo do tempo:
1963 Gary Fisher, 12 anos, começa a competir em estrada e pista
1964 Gary descobre cyclocross, concorre em cinco cyclocross corridas.
1968 Gary está suspensa a partir de bike porque seu pêlo é muito longo.
1972 Com a proibição de cabelos longos derrubada Gary volta a competir.
1973 Gary é o segundo no Tour de Nevada City
1974 Gary constrói sua lendária Schwinn Excelsior X. Com uma velocidade sem precedentes, ela é confiável para descer montanhas e eficiente para subi-las também, apesar dos seus quase 20 quilos.
1979 Gary Fisher, Charlie Kelly criam a "MountainBikes". Os quadros são construídos por Jeffrey Richmond e Tom Ritchey. 160 "MountainBikes" são feitas e vendidas.
1985 O time de Fisher trabalha com a Shimano para desenvolver os câmbios indexados.
1992 Gary desenvolve a Alembic bike em carbono e com suspensão com a japonesa Toray.
1993 Trek adquire a Gary Fisher Corporation em abril.
1994 A união floresce e as bikes Gary Fisher chegam a mais de 500 localidades nos EUA e a 20 países.

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