EXCESSO DE TREINO = OVERTRAINING

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 |

A falta de um treinador que acompanhe seus treinos e a gana por treinar cada vez mais para alcançar resultados são dois entre muitos motivos que levam um atleta ao overtraining. Muitos praticantes de esportes, entre eles o ciclismo, mountain bike, bmx e o triathlon devem ficar atentos a sinais do corpo para evitarem o excesso de treino, conhecido também como overtraining.

Veja alguns indicadores do excesso de treinamento:
Perda de peso;
Perda de apetite;
Distúrbios do sono (falta de sono à noite, sonolência durante o dia);
Irritabilidade;
Stress físico e mental;
Apatia;
Perda de interesse pelo esporte;
Fadiga.

O erro comum entre muitos atletas está em treinar muito forte em dias onde devia estar treinando leve. Quando chega a época de treinamentos, onde se deve realmente treinar forte, ele já está exaurido. O descanso e a recuperação devem estar presentes nas planilhas de treino dos ciclistas. Sem a recuperação não há a melhora nas condições do atleta, há na realidade uma perda de forma. Treine dentro de seus limites, e nunca termine um treino em que você sinta demolido, morto. Se você terminou um treino assim, você exagerou, pegou forte demais. Termine seus treinos com a sensação de que poderia ter treinado um pouco mais. Muitos acreditam que treinando forte o tempo todo sua condição física vai melhorar muito. Ledo engano. Poupe suas energias para as provas. Treino é treino e prova é prova. Aumente gradativamente a carga, o volume e a intensidade de seus treinos. Muitos especialistas aconselham aumentar esses parâmetros em 10% por semana, o que para muitos, dependendo da idade e forma física, já é muito.

Preste muita atenção nos sinais que seu corpo lhe envia. Constantes resfriados e dores de garganta podem ser um sinal de excesso de treino. Outros sinais comuns são os batimentos cardíacos elevados logo de manhã, ainda deitado. Tenha o hábito de saber qual sua frequência cardíaca pela manhã ainda em repouso. Se você notar que houve aumento de 5 ou mais bpm logo pela manhã, em repouso, esteja alerta, isto é um indicador que você não está completamente descansado e seria bom tirar uma folguinha.

Há ainda outros indicadores de overtraining: indisposição ferrenha de enfrentar o treino logo cedo, muitos chegam mesmo a sonhar que está chovendo. Nelma Reizer, triatleta e Ironwoman de Santos, ensina "Se na hora de levantar bem cedo você sonhar que está chovendo, ou ouvir barulho de chuva e estiver o maior tempo bom lá fora, pode prestar atenção, você deve estar precisando de uns dias de folga nos treinos".

Fonte: Bike Magazine

1 comentários:

Anônimo disse...

OBRIGADO ME AJUDOU MUITO.





PARCEIROS




 
Você é o Visitante Nº.
Contador Grátis